A comer

O que deves escolher

Carnes

Todas as carnes.

Tenta saber a origem da carne. No gado alimentado com pasto (e não grãos) a carne tem mais ómega-3, vitamina E e ácido linoleico. Gorduras ómega-3 (que o corpo não produz) devem ser obtidas a partir da alimentação. Essas gorduras ajudam a diminuir processos inflamatórios. A vitamina E é um antioxidante, e o ácido linoleico é uma gordura que a investigação tem mostrado pode proteger contra certos tipos de cancro, doenças cardíacas e osteoporose e, possivelmente, pode melhorar a composição corporal.

Se a carne for de qualidade, não precisas ter medo da sua gordura!

Peixes e frutos do mar

Peixes e frutos do mar: todos os tipos.

Peixes gordurosos como salmão, cavala ou arenque são ricos em omega-3. O mesmo racional da carne aplica-se ao peixe: evita os provenientes de aquacultura e produtos de imitação de carne de caranguejo (muito processado e cheio de açúcar).

Podes recorrer às conservas! Atum, cavala… são boas opções desde que a conserva seja de qualidade e os peixes estejam conservados de preferência em azeite extra virgem (atenção que falamos de azeite de azeitona e de qualidade).

Ovos

Em todas as suas formas: cozidos, mexidos, omeletes. Um dos alimentos mais saudáveis e completos. Contém literalmente TODOS os nutrientes necessários para produzir vida! Se a tua alimentação for livre de açúcar e grãos, não tens que te preocupar com os níveis de colesterol.

Prefere os ovos “orgânicos” e de animais alimentados no solo e ao ar livre, e não ovos de galinha alimentada com grãos e em gaiolas, pois estes têm um baixo teor de óleos ómega-3. Além disso devemos contribuir para o bem estar dos animais! Como gostamos de dizer: prefere ovos de galinhas felizes!

Gordura natural

Manteiga, banha, a gordura dos alimentos, azeite, maionese de azeite, óleo de coco, óleo de abacate ou outros frutos ou sementes. Importa que garantas que os “óleos” que consomes são de prensagem a frio (como o azeite extra-virgem). São saborosos e saciantes.

Óleos de sementes que passam por processos térmicos industriais não são naturais (soja, milho, girassol etc). Muito menos margarina, gordura vegetal hidrogenada, por exemplo.

 

Vegetais

Vegetais: alface, tomate couve-flor, brócolos, couve, couve de Bruxelas, espargos, courgette, berinjela, azeitonas, espinafres, cogumelos, pepino, cebola, pimentão, e muito mais. E podes melhorá-los com maionese (caseira), queijo, ovos cozidos picados, bacon, manteiga, etc… Usar a imaginação para ajudar a mudar maus hábitos!

Dá preferência aos vegetais orgânicos, não processados, fibrosos e nutritivos. Come vegetais de cor verde escura pelo menos uma vez por dia.

Boas conservas também são opção! E cogumelos.

Frutos secos

Excelente substituto para salgados e pipocas. Inclui noz pecan, castanha do pará, castanha de cajú, pistacho, amêndoa, pinhão. Lembra-te que são complementos e não refeições! Têm bastantes calorias, uma quantidade considerável de hidratos de carbono e outros nutrientes que, em excesso podem ser menos positivos.

Prefere ao natural. Evidentemente não estão incluídas frutos com revestimentos açucarados. O amendoim também não está incluído pois é uma leguminosa com potencial alergénico.

Frutas

Frutas frescas, não processadas e da época. Dá preferência para frutas de baixo teor glicémico como as frutas silvestres especialmente em casos de necessidade de perda de peso.

Abacate e coco! Excelentes frutas para quem faz algum tipo de alimentação de controlo de hidratos de carbono e, acima de tudo, saudáveis.

Evita todo tipo de sumos, mesmo os naturais. Na natureza não se encontram sumos! A fruta fresca vem com fibra. Quando tomas um sumo (de laranja por exemplo), vais consumir o equivalente a várias laranjas e não apenas uma. Esse excesso de açúcar não compensa os nutrientes. Um copo de sumo de laranja tem tanto açúcar como um copo de refrigerante.

Ah e a fruta desidratada não deve ser vista como “fruta”, mas como guloseima! Usa com moderação!

Prato PALEO

Plate-wGirl-Paleo

Pirâmide PALEO XXI

pirâmide

Espreita as nossas receitas!

Receitas Paleo XXI

Pin It on Pinterest

Share This