Consulte a Agenda Paleo XXI
Consulte as nossas Notícias
Paleo XXI
O QUE PRECISASBONS ALIMENTOSA EVITARZONA CINZENTADICASMANIFESTOVÍDEOS
A EVITAR
PALEO XXI
AÇÚCARES PROCESSADOS
PALEO XXI

Refrigerantes (todos, inclusive os populares "ice-tea's"), doces de compra, sumos de fruta, bebidas “energéticas” ou para desporto, chocolates onde o açúcar seja o primeiro ingrediente, cereais matinais (sim, mesmo aqueles que se dizem bons para as dietas), bolos e outros produtos de pastelaria e gelados.

Se/quando quiseres ou precisares de fazer algo mais doce, opta por usar açúcares menos processados como mel, açúcar de coco, açúcar mascavado/de cana, stevia pura ou mesmo recorrer aos adoçantes naturais xilitol ou eritritol. Outra opção é usar frutas em passa como as tâmaras, ameixas ou figos em pasta ou incorporados nas receitas.
Mas lembra-te que o objetivo é reeducar o paladar: reduz ao mínimo possível a quantidade de açúcar a usar, ainda que seja um destes "menos maus"! Com tempo, alguma paciência e a tua vontade de mudar a Paleo XXI vai ajudar a tirar o teu foco dos açúcares.
ÓLEOS E GORDURAS VEGETAIS
PALEO XXI

Evita todos os óleos derivados de grãos (canola, milho), leguminosas (soja, amendoim) e sementes (girassol), especialmente os não forem de pressão a frio.
As margarinas são o oposto de comida de verdade! Imitação industrial de manteiga, associada a várias doenças e com gosto muito duvidoso, não te parece? Às vezes até sabe a manteiga...! Escolhe comida de verdade e não imitações fabricadas!


CEREAIS E SEUS DERIVADOS
PALEO XXI

Todos os derivados do trigo (pães, massas, não importa se for integral ou não, se for preto ou branco ou de misturas de grãos). Não te deixes tentar! Fica atento a produtos em que o trigo não é evidente (como molho bechamel, por exemplo).
Sim, tens mesmo que ler as listas de ingredientes!!

Deixa também de lado o milho (especialmente se for OGM), o centeio, a cevada, o kamut e a espelta.
A soja é uma leguminosa, mas é também para evitar! Acredita: não é um bom alimento (há já muitas evidências nesse sentido)!

NOTA: nada de muito errado com o trigo, o milho ou a soja como eles ¨vieram ao mundo¨ (para além da elevada carga de hidratos de carbono…). O problema é que a indústria alimentícia processa tanto estes produtos que eles se tornam desinteressantes e muitas vezes prejudiciais! No processo de industrialização, o trigo perde muita fibra, aminoácidos e nutrientes. Isso sem contar com os alimentos geneticamente modificados, como a soja e a maior parte do milho.

A aveia, a quinoa ou o trigo-sarraceno, ainda que não podendo não ser contaminadas com glúten, têm elevada carga de hidratos de carbono, pelo que se optares por usar, fá-lo com moderação!

Arroz não é tão mau como o trigo e a soja, mas mantém uma elevada carga em hidratos de carbono e pouco interesse nutricional (são pequenas bolas de amido). Se queres perder peso, tira o arroz do prato até chegares ao peso ideal e depois volta a introduzir com moderação. Prefere a versão selvagem ou vaporizada. Ou melhor ainda, procura um arroz sustentável, de produção portuguêsa!
Nota: os vegetais também contêm alguns hidratos de carbono, mas contêm muito mais fibras e nutrientes do que os grãos/cereais.
 
topo ^
HOME
 
 
CONCEITO
. O CONCEITO
. QUEM SOMOS
 
APXXI
. A APXXI
. ESTATUTOS
. REGULAMENTO
. QUOTIZAÇÃO
. DÚVIDAS
. INSCRIÇÃO/RENOV.
. DESCONTOS
. PRODUTOS
 
COMO COMEÇAR
. O QUE PRECISAS
. BONS ALIMENTOS
. A EVITAR
. ZONA CINZENTA
. DICAS
. MANIFESTO
. VÍDEOS
 
APOIO PROFISSIONAL
 
 
AGENDA
. EVENTOS
. NOTÍCIAS
 
RECEITAS
 
 
CONTACTOS
. CONTACTOS
. LINKS
 

Paleo XXI

 

APXXI

 

Caramelos Kitchen

 
Copyright© 2019 APXXI | Política de Privacidade | Developed by Helcadesign