Descobre a tua zona cinzenta!

Lacticínios

A dieta paleolítica, tal como originalmente definida, não contém lacticínios. O leite industrializado (especialmente de vaca) é mal tolerado por muitas pessoas. A lactose é um tipo de açúcar que, embora não seja doce, eleva a insulina e não ajuda na dieta. A caseína também é uma proteína problemática. Assim, deve ser evitado.

Os produtos fermentados (queijo, iogurte natural com gordura (tipo grego), coalhada, manteiga) e os ricos em gordura (preferencialmente com mais de 40% de gordura, como a nata (evitar a UHT) e a manteiga) podem ser aliados em fases iniciais e consumidos, moderadamente, por aqueles que não apresentam intolerância aos mesmos ou não têm situações de auto-imunidade.

Mais informação aqui!

Leguminosas

As leguminosas como o grão e o feijão contém anti-nutrientes. Muitas pessoas sentem má disposição após o seu consumo (enfartamento, gases…). Se não é o teu caso, o consumo ocasional não será problemático.

Mais informação aqui!

Frutas

As frutas modernas, cultivadas, foram selecionadas por milhares de anos de agricultura e contém muito mais açúcar e frutose do que as originais. Assim, se és diabético ou tens dificuldade em perder peso, evita o excesso de frutas, especialmente as muito doces. As frutas vermelhas contém muito pouco açúcar e podem ser consumidas com mais liberdade. O coco e o abacate quase não contém açúcar, são grandes aliados!

Mais informação aqui!

Álcool

Não eleva a insulina, portanto não engorda, mas dificulta a perda de peso se consumido em excesso. Dito isso, o consumo moderado de bebidas alcoólicas sem açúcar (vinho ou espumante seco, por exemplo) pode ser feito de forma eventual. Eu não dispenso um copo diário de vinho tinto.

Mais informação aqui!

Pin It on Pinterest

Share This